Instruções
  • O projeto deve atender a demanda de (um ou mais) clientes em quaisquer áreas de negócios.
  • Deve ser desenvolvida uma Landing Page para a divulgação do projeto.
  • Deve ser desenvolvida a logomarca do projeto. As cores do projeto devem estar de acordo com a logomarca.
  • TODAS as atividades do PI (de todas as disciplinas) devem estar no Trello.
  • Os marcos do cronograma são as sprints.
  • Os custos serão calculados baseado no planning poker de todas as US.
  • (Download) Planilha Geral
  • (Download) Descritivo do Projeto
  • Correlação PMBOK e Scrum
  • Comparativo PMBOK e Scrum e planilha com o comparativo
  • (Download) Documento de acompanhamento da Sprint Planning
  • (Download) Documento de acompanhamento da Sprint Review
  • (Download) Checklist SCRUM
Pontuação
  • O projeto é composto por sprints que tem peso de 90%. A apresentação final terá peso de 10%.
  • Toda entrega de arquivos ou apresentações fora do prazo definido, terá redução de 50% da nota da referida entrega ou apresentação.
  • Toda entrega de arquivos ou apresentações fora dos requisitos definidos, terá redução da nota proporcional ao que foi entregue.
  • Inconsistências e erros nos artefatos solicitados, terão redução da nota proporcional ao que foi entregue (e.g. se tem 10 casos de uso e 2 estão incorretos, a nota deste diagrama será reduzida em 20%).
Critérios de Aceitação para as SPRINTs
  • Sprint #0 (1000 LL)
    • Pitch (50)
    • Canvas (50)
    • Informações da Empresa (50)
    • Problemas (Necessidades) (50)
    • KPIs (pelo menos 3) (50)
    • Product Backlog (User Stories usando COMO, QUERO, PARA) (600)
    • Planning Poker (máximo 2 rodadas) (50)
    • User Stories priorizadas (e.g. GUT, Likert, Valor, Risco) (50)
    • Matriz de Dependência (50)
  • Planning demais sprints (600 LL)
    • Pitch (60)
    • Proposta de valor (canvas) (50)
    • Trello preenchido (50)
    • Drive atualizado e correto (50)
    • US selecionadas (120)
    • Detalhamento (220)
    • Documento de acompanhamento (50)
  • Review demais sprints (1500 LL)
    • Pitch (30)
    • VS online ou Git ou BitBucket (30)
    • FATECOINS atualizado (30)
    • Usar dados reais nos testes (30)
    • Telas padronizadas (30)
    • Trello atualizado (30)
    • Drive atualizado (30)
    • Documento de acompanhamento (30)
    • Checklist preenchido (30)
    • Burndown Chart (30)
    • US funcionando corretamente (1200)
  • Final (1000 LL)
    • Trabalho escrito + Apresentação + Avaliação individual, considerando todas as disciplinas
Estrutura Google Drive

Sprint #0 - 12 fev

  • Apresentação do escopo do projeto interdisciplinar feita pelo professor

Inovathon - 11 a 19 de mai

  • Participação no evento e 1000 LL

Sprint #0 - 27 mai

  • Entrega online antes do horário da aula
    • Criar pasta no GOOGLE DRIVE e compartilhar com o professor
    • Pitch
    • Canvas
    • Informações da Empresa
    • Problemas (Necessidades)
    • KPIs (pelo menos 3)
    • Product Backlog (User Stories usando COMO, QUERO, PARA)
    • Diagrama de Caso de Uso (referente a todas as User Stories)
    • Diagrama de Classe (referente a todas as User Stories)
    • Planning Poker (máximo 2 rodadas)
    • User Stories priorizadas (e.g. GUT, Likert, Valor, Risco)
    • Matriz de Dependência
    • Sprint Planning #1 (proposta da Sprint Backlog)
    • Atualizar o projeto no FATECOINS

Sprint #1 Planning - 27 mai

Sprint #1 Review - 10 jun

Sprint #2 Planning - 10 jun

  • Sprint Planning #2. Entregar preenchido o documento de acompanhamento
  • Entrega online da proposta da Sprint Backlog antes do horário da aula

Sprint #2 Review - 24 jun

Sprint #3 Planning - 24 jun

  • Sprint Planning #3. Entregar preenchido o documento de acompanhamento
  • Entrega online da proposta da Sprint Backlog antes do horário da aula

Sprint #3 Review - 08 jul

Apresentação Final - 12 jul

  • Entrega da documentação final por email. Todos os slides da apresentação final devem estar em inglês (de todas as disciplinas). A Introdução e o conteúdo desta disciplina devem ser apresentados em inglês

Apresentação Final - 16 jul (aula da Professora Thaís Brant)

  • 19h às 22h30 - Presença obrigatória.
  • Tempo: 15 minutos
  • Entrega: DIGITAL enviado para cada professor (extensão .pdf e .ppt)
  • Atualizar o projeto no FATECOINS
Sprint 1 + Sprint 2 + Sprint 3 = 90% da média
Apresentação Final = 10% da média

Participação no Inovathon +20% na média
Kahoot até +20% na média. A maior somatória terá 20% e os demais serão proporcionais.
  • Grupo 1
  • Eva
  • Shirlei
  • Adriana
  • Jéssica
  • Elson
  • Grupo 2
  • Gustavo
  • João
  • Carlos H.
  • Lucas
  • Reinaldo
  • Rafael
  • Grupo 3
  • Schuansk
  • Tábata
  • Vitória
  • Guilherme
  • Otacílio
  • Felipe
  • Grupo 4
  • Carlos A.
  • Mateus S.
  • Matheus M.
  • Matheus C.
  • Daniel
  • Bruno
  • Grupo 5
  • Grupo 6
    • Explicação da disciplina
    • Explicação do site e composição da média
    • Explicação do projeto: podem usar qualquer linguagem
    • Divisão dos grupos
    • Atualização no FATECOINS
    • Troca de informações de contato: whatsapp, e-mail.
    • Brainstorm (de ideias)
    • Brainstorm (de perguntas-problema)
    • Priorização das ideias
    • Apresentação da ideia escolhida
    • Validação inicial do problema (o problema existe?): 2 perguntas principais no corredor para 50 pessoas
    • Validação inicial da problema: perguntas para 50 pessoas que não conhecem
    • Google Drive
    • Ideia já existe?
    • Construção do benchmarking
    • Buyer Persona e Brand Persona - texto corrido e avatar
    • Mapa de empatia
    • Flor de lótus
    • Canvas da proposta de Valor
    • Trello
    • CANVAS (Business ou Lean)
    • Nome do projeto
    • Domínio: Registro.br e UOL Host
    • Logotipo
    • Visão do produto
    • Pitch
    • Quais as principais US (uma por pessoa). TOP US da Product Backlog
    • Entrega da documentação inicial (sprint #0)
    • Controle de versão de código
    • Desenvolvimento do software (sprint #1, #2, #3)
    • Entrega do relatório
    • Apresentação final